terça-feira, 5 de outubro de 2010

Aquiles, o Pontinho


No início da história é só um pontinho no meio de uma folha branca. Depois, o pontinho vai-se colorindo e inventa-se...


Um livro verdadeiramente poético, com uma história contada em poucas palavras e um traço quase geométrico, a fazer lembrar os desenhos das crianças.

É perfeito para falar da evolução das coisas e do próprio ser humano... Ou seja, para contar aos meninos a "sua " própria história.


A história fala da metamorfose e da liberdade. Da liberdade individual nem sempre fácil de conquistar. Não basta crescer, é preciso um esforço para crescer no melhor dos mundos...

O livro aborda, desta maneira metafórica, a origem das coisas e também a aventura de "ser". E fá-lo através da história do pontinho que aparece numa folha em branco e que, pouco apouco, se vai transformando num ser que começa a ver, a pensar e que tem um nome. Um ser que é curioso e ganha pernas para explorar o mundo que há para lá da folha em branco...

Um processo de crescimento que seguimos através de palavras simultaneamente descritivas e poéticas e de ilustrações que são uma proposta plástica arrebatadora - umas colagens a fazer lembrar Miró.

0 comentários:

Enviar um comentário