sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Orelhas de Borboleta


Pediram-me um livro com o qual se pudesse trabalhar o (por vezes difícil) processo de aceitação . Lembrei-me deste. Pode ser que ajude em alguma coisa.




Mara tem orelhas de abano...mas a mãe explica-lhe que, afinal, as suas orelhas são orelhas de borboletas que voam em torno da cabeça e podem colorir as coisas feias.


Assim começa a história de uma menina tão positiva que nos dá uma lição magistral sobre como superar as carências e transformar os defeitos em vantagens.
Num jogo de palavras, com encanto e ternura, as pequenas coisas difíceis de ouvir vão-se transformando, de forma mágica, na imaginação de Mara.

Assente na estrutura da lengalenga (com perguntas e respostas), o livro revela uma sensibilidade que leva o leitor ao mundo das formas, cores, emoções e sentimentos. As ilustrações, arredondadas e cheias de cor, reflectem alegria e optimismo, sendo de grande originalidade e força.
Já agora, uma referência à figura materna - cheia de doçura - que é vital na história (e na vida), pois não só dá à menina as armas para que se aceite, como lhe dá a ajuda necessária no difícil caminho da aceitação.

É um livro ideal para trabalhar com as crianças a empatia, o respeito pelos outros e pelas suas diferenças. É, também, uma óptima ferramenta para ensinar a criança a ver o lado positivo das coisas, a forma de gostar de si própria e de se aceitar como é.


Assim sendo, pela sua estética, pelo seu entretenimento e pela sua mensagem, Orelhas de Borboleta é um livro completo.

0 comentários:

Enviar um comentário